sexta-feira, 27 de maio de 2011
TENHO MAIS O QUE FAZER.Meio-Ambiente, Cultura, Educação, Cidadania
Como ensinar Crianças e Adolescentes os caminhos da atividade política. Como explicar a rotina das sessões onde se concretizam as leis que definiram o seu dia-a-dia. É com esse propósito que surgiu “O Tenho Mais o que Fazer” projeto idealizado pelo IDESAB (Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental) em parceria com a Petrobras, Prefeitura de Juazeiro e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
O projeto atuará em alguns dos bairros mais populosos de Juazeiro. Conscientizará os jovens do papel que tem na sua comunidade e na cidade. Dentre os 300 adolescentes participantes 30 serão eleitos para Parlamento Juvenil de Juazeiro, funcionará como uma Câmara de Vereadores, onde discutirão os problemas do seu bairro e do município, ajudarão a superar os obstáculos e serão conscientizados durante o exercício da importância do Legislativo como órgão representativo da sociedade.
O Parlamento será permanente e se estenderá para toda a cidade. A meta é que na segunda eleição ocorra há participação maciça de todos os jovens. Estes devem valorizar sua música, sua cultura seu modo de ser e de viver. Considerar as carências a sua volta e com essa estrutura exercer sua cidadania. Precisam entender como se organizar, de que forma se comunicar e por quais meios. Dessa necessidade surgiram os outros eixos do projeto “Tenho Mais o que Fazer” a instalação de uma Rádio Difusora, mais conhecida como Rádio Poste e o Cinema na Praça. A Rádio Difusora será conduzida por uma parceria com as lojas da comunidade a associação de moradores e os adolescentes que participam do programa. O Cinema na Praça terá exibições quinzenais com filmes populares que abordam questões como o analfabetismo, a discriminação e a pobreza. Questões que ameaçam o futuro de muitos adolescentes.
O projeto oferece instrumentos de socialização e cultura por meio de oficinas, que utilizarão a música o teatro e a literatura para aperfeiçoar habilidades úteis no Cinema, na Rádio e no Parlamento Juvenil. Os adolescentes formados ampliarão seu conhecimento do mundo social, aprenderão a interagir e negociar. São duas categorias de oficinas as de Formação Cidadã: Direitos Humanos, Agenda 21, Semi-árido Brasileiro, Sistema Eleitoral Brasileiro, Organização Comunitária, Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente. As oficinas de Formação Técnica onde os estudantes terão aulas de exercícios vocais e aprenderão a construir um personagem: Cinema, Teatro de Rua, Técnicas de Comunicação em Rádio Música Popular, Literatura (Poesia e Cordel) e Gestão da Rádio.
As inscrições tiveram inicio em 30 de abril e terminam na próxima segunda, 30 de maio. Os interessados podem se dirigir a Secretaria da Escola e Associações do Bairro São Geraldo, Tabuleiro, Dom José Rodrigues, Itaberaba, Argemiro, Codevasf, Malhada da Areia, João Paulo II e Juremal ou fazer o download da ficha de inscrição neste blog e entregar nos locais acima citados, foram distribuídas vinte vagas para cada colégio. O projeto beneficiará 500 jovens de 12 a 18 anos de idade da escola pública cujos pais em sua maioria vivem com menos de um salário mínimo por mês.
Informações:
Local:
IDESAB: Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental.
Bairro: Maria Gorete
Rua: José Gilberto Luna, 278ª
Contatos:
Email: idesaba@yahoo.com.br
Telefone: (74) 3611-8967
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)