quinta-feira, 2 de junho de 2011

Conselho Municipal de Juventude

Passo decisivo para criação do Conselho foi tomado esta manhã. Com a participação de entidades como o IDESAB e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro.



  Na manhã de ontem foram eleitos os membros da sociedade civil organizada, ONGs, entidades estudantis, Sindicatos para comporem o órgão que irá deliberar sobre políticas publicas para a juventude Juazeirense. O COMJU – Conselho Municipal de Juventude.

 O conselho é um espaço para atuação efetiva de entidades com histórico de ações voltadas para os jovens. Este órgão terá poder deliberativo e consultivo, participando ativamente da criação e implantação das leis como também do monitoramento das medidas aplicadas, decidindo onde e como aplicar a verba pública destinada a projetos em Juazeiro.

Um das condições para eleição era que as entidades interessadas tivessem projetos desenvolvidos, uma história que mostrasse seu interesse e competência para propor políticas publicas. Um exemplo é o IDESAB – Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental um dos eleitos para o Conselho Municipal de Juventude

O Conselho também será um espaço de dialogo com o Poder Público, necessário para mudar o ponto de vista adotada por muitas políticas publicas, muitas tratam o jovem como um problema como um foco potencial de perigos. Sem atentar para o potencial que a juventude traz de mudança e superação. Eles são há grande oportunidade de transformação do país.

Na esfera federal o primeiro Estatuto da Juventude foi aprovado ano passado, temos cerca de 50 milhões de jovens 40% deles são inativos. O objetivo do Conselho e do IDESAB é que os jovens sejam vistos pelo poder público, seu valor deve ser devidamente reconhecido e a criação de políticas de inserção social sejam comuns no setor publico.

Segundo o presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) Juremar Oliveira. “O conselho tem a função de mudar o foco das políticas publicas implementadas.” Ele cita o Conselho Estadual como exemplo a ser seguido em todo território nacional. Pois conseguiu a aprovação do primeiro Plano Estadual da Juventude.

IDESAB

O Instituto já realizou vários projetos para crianças e adolescentes, atualmente está desenvolvendo juntamente com diversas associações de moradores o projeto, “Tenho Mais o Que Fazer”, financiado pela Petrobras Distribuidora, visa promover a atuação de crianças e adolescentes nas políticas municipais por meio da Criação de um Parlamento Municipal, com o objetivo de abordar temas voltados para juventude como também propor outras medidas como combate a violência e outros temas deliberados de forma autônoma pelos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário