terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sociedade civil e poder público debatem qualidade da saúde infanto juvenil em Juazeiro





Organizações sociais e representantes do poder público de Juazeiro debateram a política de saúde infanto juvenil do município em encontro ocorrido na tarde de ontem (21) no Centro de Atenção a Mulher. A atividade foi realizada pelo Fórum de Direitos de Criança e Adolescente.

“A intenção desse Ciclo de Diálogos do Fórum DCA é conhecer e avaliar as ações de saúde, bem como de outras áreas como educação, cultura, voltadas para as crianças e adolescentes de nossa cidade”, informou o integrante do Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (Idesab), Reginaldo Rodrigues.

A vereadora Neguinha da Santa Casa, representando o poder legislativo, mostrou insatisfação com o sistema de atendimento neo natal. “Tenho medo de levar alguém de meu convivo pessoal para dar a luz em Juazeiro”, revelou a vereadora. Apesar das criticas, disse, em entrevista, não ter projeto de lei voltado para saúde infanto juvenil.

Durante as discussões, os participantes relataram problemas de saúde vividos nas comunidades de Juazeiro. Como o caso de uma criança morta no Kidé por ter sido colocada de bruços no berço, segundo a representante da Pastoral da Criança, Andréia Gonçalves. A Pastoral tem realizado trabalhos para prevenir a mortalidade infantil em crianças de zero a seis anos, como a Campanha Este Lado pra Cima, cujo objetivo é informar sobre a posição correta de crianças de colo dormir.

Para a integrante do Núcleo de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Klynger Farias, o encontro serviu para “pensar ações interligadas no Programa da Saúde das Crianças e dos Adolescentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário