terça-feira, 29 de setembro de 2009

Idesab abre inscrições para oficinas de projeto sobre igualdade racial

O Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental – Idesab abriu inscrições para as oficinas do “Descolonizando as Relações Étnicas Racias”, projeto que visa desconstruir a idéia de inferioridade causada pela pertença a uma etnia racial, através da capacitação de professores, líderes de movimentos sociais populares e representantes do poder público.

As inscrições podem ser feitas de 29 de setembro a 07 de outubro na sede do Idesab, localizada na Rua Monsenhor José Gilberto Luna, n° 278, Bairro Maria Goretti, Juazeiro.

A proposta do “Descolonizando as Relações Étnicas Racias” é formar multiplicadores da idéia de que todo ser humano é igual e por isso possui os mesmos direitos e deveres, independente da cor da pele ou etnia racial.

Entre as atividades do projeto está a criação de um fórum permanente de debates sobre a elaboração de políticas públicas étnicas raciais no território do São Francisco. De acordo com o coordenador do projeto, Reginaldo Rodrigues, será enviado às prefeituras dos municípios que fazem parte do território, um documento cobrando a implementação de ações no combate à discriminação racial.

Além de discussões sobre a igualdade racial, o projeto vai propor e exigir do poder público melhorias nas áreas de saúde, educação, questões agrárias e a aplicação da lei n° 10.639, que dispõe sobre a implantação da disciplina História da África no currículo escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário