quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Oficina aborda a presença do negro na mídia

O negro na mídia e a sociologia do negro no Brasil serão os temas da quinta oficina do projeto “Descolonizando as Relações Étnico-raciais, que acontece sábado (12/12) e domingo (13/12), das 8 às 12h, no centro integrado de assistência à Mulher (CIAM), localizado na Av. Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Nesta oficina, os participantes vão conhecer e discutir sobre a presença dos negros nas telenovelas como pessoas inferiores, a atuação da imprensa negra no Brasil e o conceito de aculturação defendido pelos colonizadores.

De acordo como o coordenador do projeto, Reginaldo Rodrigues, na oficina serão apresentados jornais como A voz da Raça, O Clarim e A Frente Negra Brasileira, publicações que circularam no Brasil entre os anos 30 a 60 e tratavam sobre acontecimentos envolvendo negros. O coordenador diz que esses jornais eram a voz dos negros, uma vez que os periódicos oficiais não tratavam de temas envolvendo afrodescendentes.

Outro tema tratado será a aculturação, que, de acordo com Rodrigues, era defendido pelos colonizadores como uma troca de costumes, mas que na verdade se tratava da imposição da cultura européia sobre a cultura africana. Ele afirma que isso pode ser notado no sincretismo religioso, que obrigou os negros a cultuar santos católicos como se estes correspondessem aos deuses das religiões africanas.

O “Descolonizando as Relações Étnico-racias” é um projeto do Idesab que visa a criação de um fórum permanente de debates sobre a elaboração de políticas públicas étnicas raciais no território do São Francisco, através da capacitação de professores, líderes de movimentos sociais populares e representantes do poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário