terça-feira, 27 de outubro de 2009

Idesab desenvolve projeto de enfretamento á violência doméstica contra crianças e adolescentes.

A violência no âmbito familiar contra crianças e adolescentes é o tema do novo projeto desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (Idesab), em parceria com a Petrobrás. O projeto “Violência doméstica não educa, diálogo sim” será apresentado a Secretários de Educação e Ação Social, representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Conselhos Tutelares do Território do São Francisco, na próxima quinta-feira, dia 29 de outubro, às 14h, no Centro Integrado de Assistência à mulher (Ciam), localizado na Av. Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O objetivo do projeto é conscientizar as famílias das conseqüências psicológicas e sociais provocadas em meninos e meninas vítimas da violência doméstica, através da capacitação de professores, atores do sistema de garantia de direitos, da elaboração de material informativo e seminários, divulgação nas mídias impressa e eletrônica (jornais, rádios, TV`s) e visita a escolas.

O coordenador de projetos do Idesab, Reginaldo Rodrigues, explica que o projeto “Violência doméstica não educa, diálogo sim” se pauta pelos art. 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que trata sobre o dever da família, da sociedade em geral e do poder público em assegurar, com prioridade absoluta, a efetivação dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes.

O projeto busca mostrar a sociedade que é possível educar por meio do diálogo. Rodrigues diz que isso é um processo histórico, porque os índios não educavam seus filhos utilizando a violência. “Essa forma de educação foi enraizada na cultura brasileira após a colonização européia”, destaca o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário