sábado, 17 de outubro de 2009

Pesquisa mostra que a maioria dos jovens brasileiros precisa trabalhar antes da conclusão do ensino médio.

Síntese dos Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada sexta-feira, dia 9 de outubro, mostra que quase dois terços dos jovens de 18 a 24 anos no Brasil começam a trabalhar sem ter concluído o ensino médio.

Segundo a pesquisa, o percentual de trabalhadores dessa faixa etária que haviam concluído o nível médio foi de 37%, em 2008. Apesar de ainda não chegar à metade, esse índice é considerado um avanço, já que dobrou em dez anos. Em 1998, o índice era de 18%.

Dados do IBGE de 2008 também expressam que 1.2 milhão de jovens de 18 a 24 não exerciam atividade produtiva, não estudavam, nem ajudavam nos afazeres domésticos. O número representa 5,37 % do total da população dessa faixa etária.

Para estimular os estudantes, o Ministério da Educação (MEC) criou o Ensino Médio Inovador. O programa, publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira, dia 13 de outubro, enfatiza os projetos pedagógicos que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura e da cultura. A idéia é melhorar a qualidade do ensino médio não profissionalizante.

A Gerência de Avaliação, Estudo e Dados Escolares, da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Juazeiro foi procurada, mas o município não possui dados referentes ao trabalho realizado por estudantes.

Para o pedagogo, coordenador do projeto “Tenho mais o que Fazer”, do Idesab, Reginaldo Rodrigues, a falta deste diagnóstico, na cidade, dificulta a construção de políticas públicas voltada para este grupo social, já que as mesmas são ações contextualizadas, por isso não podem ser pautadas por dados nacionais. “A condição de vida de um estudante varia de acordo com a região onde ele vive”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário