sexta-feira, 21 de maio de 2010

IDESAB representou Juazeiro em Encontro Nacional de Adolescentes

Integrante do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), o IDESAB esteve participando do II Encontro de Adolescentes do Fórum, realizado entre os dias 30 de abril e 03 de maio na cidade de Mendes, a 100 km da capital do Rio de Janeiro.

O evento, que contou com a participação de 107 adolescentes oriundos de 25 estados do país, teve como eixo norteador o direito à participação. A programação, conduzida pelos jovens que protagonizaram o evento, decorreu no formato de gincana e debateu temas voltados às questões que desfiam adolescentes e jovens e espaços de participação nas políticas públicas e na sociedade para a infância e adolescente.

Maraíse Ruane Almeida (16), aluna das oficinas do Projeto “Tenho mais o que fazer”, coordenado pelo IDESAB no Bairro São Geraldo, foi uma das adolescentes participante do encontro. Na oportunidade, a jovem pôde discutir a realidade do adolescente no Brasil e contribuir com a elaboração da Carta Final do encontro que teve como título “Desabafo dos adolescentes”.

O II Encontro de Adolescentes promovido pelo FNDCA também serviu como espaço de fortalecimento das ações do Fórum que é formado por um coletivo de 56 instituições que atuam na área de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, bem como na implementação de Políticas Públicas voltadas para este grupo social.

O coordenador de Projetos do IDESAB, Reginaldo Rodrigues, que esteve acompanhando a jovem no encontro, ressalta que “o encontro foi a legitimação da cultura adolescente, uma vez que os próprios adolescentes conduziram o processo, desde a elaboração do regimento do encontro até a metodologia utilizada nas oficinas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário