sexta-feira, 23 de julho de 2010

Território Sertão do São Francisco reconhece a comunicação como estratégia de organização popular

Do ano passado para cá, a comunicação tem sido a tônica de muitos debates no espaço geográfico e político do Território Sertão do São Francisco. Um dos exemplos dessa movimentação foi o Encontro de Rádios Comunitárias do Território, evento que aconteceu no Campus III da UNEB, em Juazeiro, nos últimos dias 17 e 18 e contou com a organização do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco.

O encontro, que contou com representantes das cidades de Curaçá, Canudos, Uauá, Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado, Sobradinho e Juazeiro, reuniu participantes de Rádios Comunitárias, Sistemas de Alto-falante e Associações que estão se organizando ou aguardam concessão do Ministério das Comunicações para operarem no sistema de Radiodifusão. Na oportunidade, o público participou de espaços de formação, tendo como princípio a comunicação como direito humano e como serviço público que precisa ser reivindicado. Um dos encaminhamentos proposto pelos Grupos de Trabalho e aprovados pela plenária foi a criação de uma articulação Regional da ABRAÇO (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária).

                                                                                                     Foto: Junior Barbosa
Comunicadores Populares discutem estratégias para fortalecimento das Rádios Comunitárias do Território


Fórum apresenta Plano de Comunicação para o Território da Cidadania

A política de desenvolvimento territorial adotada pelo governo atual divide o estado da Bahia em 26 territórios da Cidadania. O Território Sertão do São Francisco realizou, nos dias 19 e 20 de julho, no auditório da CODEVASF, em Juazeiro, plenária para discussão das políticas públicas estaduais, instrumentos de participação e controle destas políticas, gestão, avaliação e planejamento das ações, tendo em vista o novo plano territorial que está em construção.

O Fórum de Comunicação se propôs a elaborar e apresentar ao colegiado territorial um plano de comunicação, tomando por base objetivos centrais como: sensibilizar a população acerca da importância da comunicação como estratégia de desenvolvimento territorial; fortalecer os meios de comunicação comunitários do território e divulgar as ações do Fórum Territorial Sertão do São Francisco.

A proposta foi bem aceita pelo colegiado e plenária do Território e “o momento agora é de discussão de como se dará a implementação das ações propostas pelo Fórum de Comunicação”, informa Marcos Vinicius, representante da Associação Cultural e Artística de Radiodifusão Comunitária Sertaneja FM, do distrito de Pinhões, em Juazeiro, umas das entidades que compõe o Fórum de Comunicação.


O IDESAB integra o conjunto de 60 entidades que compõem o Fórum Territorial Sertão do São Francisco e atualmente integra a Secretaria Executiva do Fórum de Comunicação, colocando a luta pela democratização da comunicação como uma das prioridades da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário