quarta-feira, 22 de setembro de 2010

IDESAB coordena implantação da Agenda 21 em municípios baianos

No próximo dia 27 de setembro, no auditório da UNEB, em Irecê, vai acontecer o Seminário de Sensibilização para construção da Agenda 21 no município. O evento constitui-se como a primeira ação do Projeto “Construindo a Agenda 21 Local”, coordenado pelo IDESAB.

O projeto “Construindo a Agenda 21 Local” visa sensibilizar, mobilizar e capacitar 120 multiplicadores para construção da Agenda 21 Local por meio da metodologia do passo a passo. Participam do projeto os municípios baianos de Irecê, Cruz das Almas, Jequié e Eunápolis, nos quais foram constatados os maiores índices de impactos ambientais, segundo dados do Censo do IBGE 2009.
O seminário será aberto à participação de servidores da gestão municipal e órgãos voltados para as questões ambientais, educadores, ONG’s, movimentos sociais, estudantes e comunidade em geral interessada em discutir a temática.
Na segunda etapa, um grupo de 30 pessoas, as quais serão definidas a partir do seminário de sensibilização, irão participar de oficinas preparatórias para a construção do Fórum Local, o qual deverá ter como primeira ação a elaboração de um diagnóstico participativo para subsidiar a construção do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável.
O projeto conta com a parceria do Ministério do Meio Ambiente, Grupo Evangélicos pela Justiça e Convenção Batista Baiana. Em Irecê, nesta primeira etapa, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, e o Centro de Assessoria do Assuruá – CAA – também tem sido potenciais parceiros.
O que é a Agenda 21?
A Agenda 21 foi criada a partir da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Brasil em 1992. Trata-se de um instrumento de planejamento de ações voltadas para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis, compreendendo o meio ambiente como um conjunto de conceitos e práticas que se relacionam para garantir as condições de vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário