quarta-feira, 8 de julho de 2009


Educadores e conselheiros de direitos discutem políticas públicas para crianças e adolescentes

Cerca de vinte educadores e integrantes dos conselhos de direito e tutelar dos municípios Juazeiro e Sobradinho estiverem reunidos no último dia seis de julho, na sede do Centro Integrado de Assistência à Mulher, em Juazeiro, para debater questões relativas à efetivação dos direitos da criança e adolescentes na região do Sub Médio São Francisco.

No evento, coordenado pelo antropólogo Márcio Mascarenhas, os participantes conheceram também um pouco mais sobre o histórico das políticas públicas voltadas para infância e adolescência no Brasil.

A atividade estava na agenda do Projeto Gerando Cidadania, desenvolvido pelo Centro de Educação Cultura Popular(Cecup) em parceria com a Chesf.

O projeto visa capacitar atores sociais que estejam envolvidos em ações promotoras dos direitos de crianças adolescentes nos dez municípios que a abrangem o chamado Lago do São Francisco como Curaçá, Santa Brígida, Paulo Afonso, dentre outros.

Em Juazeiro, o Gerando Cidadania conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental – Idesab.



CMDCA sugere para o dia 26 as novas eleições do Conselho Tutelar de Juazeiro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Juazeiro esteve reunido no último dia sete de julho para encaminhar o novo processo eleitoral do Conselho Tutelar.

As eleições do CT, realizadas no último dois de julho, foram impugnadas. De acordo com a presidente do CMDCA, Mônica Pontes, entre os motivos que elevaram ao cancelamento das eleições para conselheiro tutelar estavam a relação incompleta de eleitores juazeirenses envolvidos no processo e falta de segurança no local da votação, o colégio Municipal Paulo VI.

Os conselheiros de direitos de Juazeiro sugeriram as novas eleições para o próximo dia 26 de Julho.


Projeto Tenho Mais o que Fazer “leva” ECA para crianças e adolescentes da periferia de Juazeiro

Oficina realizada pelo Idesab, no dia de 4 de julho, apresentou a crianças e adolescentes do bairros São Geraldo e Jardim Universitário ,em Juazeiro, o Estatuto da Criança e Adolescente, bem como o papel e funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

O encontrou contou com a participação de cerca de 20 participantes do Projeto Tenho Mais o que Fazer, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (Idesab) em parceria com Fundo Estadual da Criança e Adolescente, o Fecriança.

De acordo com o coordenador técnico do Projeto, Reginaldo Rodrigues, “esta foi uma das oficinas mais importantes” por ter colocado os garotos em contatos com as leis especificas da infância e adolescência. Na oficina, foram entregues copias do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário